sexta-feira, 19 de setembro de 2008

SONHO COM A ESCOLA FAVORITA

Li um artigo da revista Veja (17 de setembro de 08) cujo título Aula favorita deixou-se entusiasmada. Aliás a palavra favorita bem na moda por causa da novela, pode ser um estímulo para quem deseja o favoritismo e, eu desejo conhecer a Escola Favorita. Fiquei feliz em saber que crianças brasileiras divertem-se fazendo experiências científicas numa escola do Distrito Federal. Segundo o artigo o apreço das crianças pela ciência surpreende, o que não é nada convencional num país que as ciências exatas sempre foram o lobo-mau do currículo escolar.
Sempre soube que aulas práticas são bem mais prazerosas, mas infelizmente o medo do novo distancia os professores dos projetos ousados, mesmo tendo salas equipadas e todo o apoio necessário.
Há muito sonho com uma escola pública competitiva, capaz de atrair alunos interessados por todas as áreas de conhecimento e com educadores preocupados com o desenvolvimento integral de seu aluno. Felizmente, a Escola Maria Gabriela já possui sala de informática, sala de leitura e já há interesse de colegas em assumir a sala de ciências. Quem sabe, em breve, os colegas professores sintam-se encorajados e planejem suas aulas para, então, proporcionar às crianças uma educação voltada para a praticidade.
Não quero continuar sonhando com a Escola Classe 41 (DF), pois me parece ser um modelo que nós, educadores da Escola Maria Gabriela, estamos começando a fazer valer para ver nossos alunos aprendendo na prática.

Aricleide Tavares

Nenhum comentário: