quinta-feira, 5 de março de 2009

MULHERES QUE FAZEM ACONTECER


A mulher ao longo do tempo tem enfrentado desafios no mercado de trabalho. Mas afinal o que é o conceito de trabalho? O conceito de trabalho é muito amplo e não podemos pensar que somente as atividades como cuidar da casa, cozinhar, lavar, cuidar dos filhos, dos netos é considerado trabalho. É claro que a mulher luta pelo seu espaço no trabalho formal já que a carteira assinada e outras vantagens trarão benefícios a toda a família. Mas por que os estudos econômicos apresentam como mulheres trabalhadoras apenas as que ganham dinheiro? Enfim, é uma mudança dos tempos ou é preciso repensar o conceito de trabalho?
Muitas vezes a mulher é discriminada no mercado de trabalho assalariado por estar na "terceira idade" ou "melhor idade", então a reflexão é: Depois de ter trabalhado tantos anos será que ela não poderia aproveitar melhor o seu tempo livre para viajar, curtir os netos, dançar...? Além de fazer amigos e sentir-se "produtiva", o que faria a mulher mais feliz? Por que a pessoa na "melhor idade" ainda precisa trabalhar? Será que a aposentadoria ou pensão de apenas um salário mínimo assegura a estabilidade para viver essa fase da vida? Na área da educação há tantas trabalhadoras que lutam por melhores salários e lugares dignos para desenvolver seus trabalhos e, na Escola Maria Gabriela, não foge à regra.
As turmas de Ensino Fundamental da Escola Maria Gabriela realizaram atividades referentes ao tema como entrevistas, exposições orais e apresentação de cartazes, sendo orientadas pelas professoras acima citadas.


Nenhum comentário: