terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Análise do Projeto Sexualidade: descobertas, cuidados e prevenções

O projeto Sexualidade: descobertas, cuidados e prevenções desenvolvido na Escola Estadual Maria Gabriela Oliveira foi uma experiência significativa para o contexto escolar. Alunos de 6ª série do turno da manhã foram os atores do projeto e demonstraram grande interesse em participar das atividades propostas. Embora o tempo de realização das atividades tenha sido insuficiente, o pouco que foi possível trabalhar foi bastante satisfatório. Consideramos que o objetivo geral foi parcialmente alcançado. Infelizmente não conseguimos entrar no campo da pesquisa em grupo sobre cada subtema, que era um de nossos objetivos, mas foram realizados debates, palestras e produções de texto sobre o tema. Uma das propostas do projeto era produzir um slide com as atividades realizadas, mas não foi possível efetivá-la, porque os alunos entraram no processo de avaliação final, no entanto, não desistiremos de colocá-la em prática.
Dos vídeos elencados no projeto, os alunos assistiram “ Puberdade”,” Aparelho Reprodutor” (masculino e feminino) e “Gravidez na adolescência”, sobre os quais fizeram comentários orais, discussão e produção do relatório de atividades. Os professores envolvidos no projeto deram uma contribuição significativa. A professora de Língua Portuguesa (Ivone Guedes) trabalhou a leitura e interpretação dos textos "Adolescer" e "Puberdade", e orientou o relatório por meio de pesquisa na internet, a professora de Biologia palestrou sobre os subtemas abordados nos vídeos. A professora de Geografia (Déa Benather) colaborou durante a atividade de leitura do texto escrito “Adolescer” sobre o qual realizou discussão e interpretação textual. Também contamos com a colaboração da estagiária de Língua Portuguesa.
Sobre a participação dos alunos nas atividades, consideramos bastante satisfatória, pois demonstraram interesse pelo tema, que teve apoio dos pais e responsáveis. Apenas alguns alunos (10) recusaram-se a participar demonstrando um certo descaso sobre o tema. No mais foi uma experiência bastante positiva para o âmbito escolar.
Aguardem fotos.

Nenhum comentário: