segunda-feira, 13 de junho de 2011

PROJETO BULLYING: DIGA NÃO!


Secretaria de Educação do Estado do Pará
EE Maria Gabriela Ramos de Oliveira



"BULYING: DIGA NÃO!"
CULMINÂNCIA DO PROJETO 



A culminância do projeto se deu no dia 01/06/2011. Alunos das turmas 701/702/801/802 da manhã e 701/702/703/801 da tarde apresentaram trabalhos produzidos nos meses de abril e maio. Uma das ações do projeto "Bullying: diga não!" foi a aplicação de instrumento de pesquisa, cujo alvo alvo foram alunos do Ensino Fundamental e Médio da escola. 

À questão "Por que você acha que alguns colegas maltratam outros?" foi respondida de maneira que acabou por evidenciar as razões mais correntes que levam alunos a se agredirem verbal e fisicamente no contexto escolar. Ainda que estejam aparentemente separados, conforme o gráfico abaixo, os motivos podem estar interinfluenciando uns aos outros, a ponto de os precipitar, os alunos, em situações de agressão no cotidiano escolar de modo mais constante

Por fim, vale ressaltar que os motivos não são inteiramente distintos uns dos outros. É o que permitem inferir as seguintes respostas: "Porque são fortes" (28,5%), "Porque eles se acham melhores que os outros" (2,8%) e "Porque eles são brigões" (2,8%). Reunindo estes percentuais, chega-se a quase 35% das opiniões estudantis. Outro dado que chama atenção é o percentual dos que responderam "Porque a vítima é diferente dos outros", chegando também a quase 35%. 

A escola EE Maria Gabriela, diante disso, tem muito trabalho a fazer! Mas, para combater a cultura da violência na escola, é preciso um esforço em conjunto da comunidade escolar, da secretaria de educação, de instituições da sociedade civil, como Conselho Tutelar, e do apoio da iniciativa privada que tencione por em prática ações de responsabilidade social.





Obs.: na montagem do gráfico, a variável do valor (8,5%), indicado no topo da última coluna à direita, não aparece.






Nenhum comentário: