quinta-feira, 13 de novembro de 2008

SUGESTÕES METODOLÓGICAS DA 7ª OFICINA PARA INCLUSÃO DIGITAL

Professores precisam empregar metodologias pedagógicas que levem em conta a identidade cultural de seus alunos e principalmente se pautar nas diferenças, criando grupos que troquem informações constantes, pois é compartilhando conhecimentos que poderemos alcançar uma educação de qualidade. O uso do computador nas escolas ainda é uma questão de muitas discussões, por isso a oficina propõe o debate na esfera comunitária de forma a assegurar recursos públicos para garantir a sustentabilidade do projeto de inclusão digital. Felizmente o programa banda larga já está chegando nas escolas e viabilizando a lotação de professores habilitados para salas de informática e a capacitação de professores.
A escola precisa pensar num processo interativo:
  • Professor orientador
  • Aluno autor
  • Produção cultural: música, vídeo, rádio, jornal, oficinas
  • Realização de palestras
  • Planejamento de um sistema para avaliar resultados
  • Traçar indicadores (negativos e positivos)
O professor Luiz Cavalcante defendeu com veemência o programa Computador na Escola e esclareceu que apenas 10% dos professores utilizam a sala de informática como ferramenta para desenvolver atividades com seus alunos. Diz ainda que muitos professores sentem-se inseguros para levar seus alunos para a sala de informática porque sabem menos que eles, e afirma que o professor não deve sentir medo, porque o aluno está no seu momento e que também é bom aprender com ele e dessa forma estarão compartilhando conhecimentos.


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