segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

AÇÕES REALIZADAS NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICAI EM 2008







O laborátório de informática da Escola Maria Gabriela Ramos de Oliveira manteve-se fechado aproximadamente 8 anos por falta de professor coordenador do espaço. Em junho de 2008, por iniciativa da professor de matemática Raimunda Lindalva do Nascimento e da professora Aricleide de Moraes Tavares, que solicitaram lotação no espaço a partir do projeto "Inclusão Digital: exigência da educação moderna", a escola passou a ter um espaço de grande importância para melhorar a qualidade da educação. Ainda no mês de junho as atividades tiveram início no turno da manhã com a professora Aricleide e no dia 23 de setembro a professora Lindalva assumiu o turno da tarde.
Em junho e agosto as turmas da manhã estiveram no espaço realizando atividades de pesquisa de várias disciplinas. Algumas foram encaminhadas por professores que direcionavam suas atividades para complementar os conteúdos ministrados em sala de aula.
Aos 20 dias do mês setembro aconteceu a reinauguração do laboratório com a presença do Diretor do CETAE (Centro de Educação Tecnológica de Assistência ao Estudante) profº Luiz Cavalcante, representante da USE 11, diretor do DEDIC/SAEN/SEDUC Wilson Barbosa, coordenador do SIEBE/SAEN/SEDUC, dos escritores paraense Juraci Siqueira e José Miguel Alves e dos demais segmentos da escola : direção profª Vanderli Maia do Espírito Santo, professores, funcionários e alunos. Os convidados pronunciaram-se com palavras de incentivo e apoio ao trabalho desenvolvido na escola. Alunos da Banda Marcial prestaram homenagem ao evento, outros apresentaram atividades cênicas dirigidas pela profª Walquíria Carvalho. Alunos de várias turmas apresentaram aos convidados o blog magabiraformandotalentos.blogspot.com elaborado pela coordenação do espaço.O evento encerrou-se com um coquetel. O blog tem sido bastante visitado por nossos alunos que gostam de ler os trabalhos e ver as fotos publicadas.
A coordenação do laboratório traçou metas para o bom funcionamento da sala, que deverão ser respeitadas tanto por professores quanto por alunos. Portanto, a partir de 23 de setembro as atividades realizadas no laboratório passaram a ser agendadas pelos professores, algumas turmas, principalmente as 5ª e 6ª séries, foram orientadas no sentido de conhecer o equipamento, os programas: editor de texto, de imagem e kolourpaint, acesso ao google para pesquisa. Muitos alunos procuram a sala para realizar atividades de pesquisa individual, fazer matrícula, verificar resultados de concursos, visitas ao blog da escola. Alguns alunos têm colaborado com as postagens no blog magabira, digitando textos e inserindo imagens. As professores Walquíria Carvalho, Ivone e Evelise( de Português), Déa e Jaqueline(de Geografia), Lindalva ( de Matemática), Nazaré ( de Ensino Religioso), Adriana (de Física) e o professor Augusto Valente ( de Matemática) são os mais assíduos no Laboratório e proporcionam a seus alunos tarefas estimulantes e prazerosas.

Algumas atividades propostas pelos professores frequentadores do espaço:

  1. Visita a sites de jornais locais para reconhecer e comparar imagens, fotos, manchetes, artigos, linguagens, reportagens.
  2. Busca de imagens no google para produção de descrição e narração no editor de texto.
  3. Visita ao canal kid para observação de cenas, leitura de textos sobre perservação da natureza, biodiversidade e biopirataria para posterior produção de textos em classe.
  4. Pesquisas diversas orientadas pelos professores.
    O Projeto Inclusão Digital: exigência da educação moderna" ainda não está consolidado, porque a coordenação tem encontrado barreiras para desenvolver as atividades. A maior dificuldade é solucionar problemas técnicos. Com apenas 19 computadores funcionando, e, apenas 15 com internet, não conseguimos atender a todos os alunos de uma turma de 50. A conquista dos professores para a utilização do espaço tem ocorrido lentamente, pois a grande maioria ainda não insere, em suas aulas, o uso do computador.
    A coordenação está se preparando para realizar ações que sensibilizem o professor em busca de mudanças em suas atividades pedagógicas.

    Coordenadoras:
    Profª Aricleide de Moraes Tavares
    Profª Raimunda Lindalva Gonçalves do Nascimento

Um comentário:

Unknown disse...

Ano passado vocês postaram no blog que estavam com algumas barreiras no Projeto de Inclusão Digital, vocês relataram que a maior dificuldade é solucionar problemas técnicos, pois vocês possuem 19 computadores funcionando na época, e,15 com acesso à internet, não conseguindo atender a todos os alunos de uma turma de 50.E agora como está a situação desta escola? Teve alguma melhora? Como os professores estão utilizando os computadores para auxiliar em suas aulas?