quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

SAIU NO DIÁRIO DO PARÁ

VIVA ZUMBI E O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Hoje, 20 de novembro, é uma dada marcante no processo de construção da História do Brasil, pois se comemora o Dia da Consciência Negra. São 312 anos que passaram, mostrando que o negro continua na tarefa árdua de lutar pela sua liberdade. Após a administração de Ganga-Zumba, penúltimo líder do Quilombo dos Palmares, surgiu uma nova liderança na República dos Negros, chamada Zumbi, que teve grande destaque nas lutas em defesa da questão do negro. Zumbi, que nasceu em Palmares, quando criança, foi preso e adotado por um padre na cidade grande. É interessante ressaltar que o mesmo não foi criado como escravo, pois sabia ler em português e tinha noções de latim.
Aos 15 anos, resolveu fugir e retornar ao Quilombo dos Palmares, ou melhor à República dos Negros. Quando Ganga-Zumba decide juntamente com seu grupo aceitar a proposta do governo colonial de se fixar numa região denominada de Cacau, Zumbi fica em Palmares para lutar pelos seus direitos.
Por ter defendido até a morte a liberdade do negro, Zumbi é considerado o símbolo para o movimento negro que teve sua origem na África.

Produção: Fátima e Ribamar de Oliveira -Professores de História

Nenhum comentário: